blog do Bento

Textos de José Bento Ferreira

newman_convite_newsletter

 

Como estudante de filosofia da USP realizei pesquisas sobre o filósofo Maurice Merleau-Ponty e o pintor Paul Cézanne, que despertaram meu interesse por história da arte e arte contemporânea.

Desde 2002, tenho escrito textos críticos para exposições de arte em galerias e espaços públicos. Tive a oportunidade de escrever três grandes textos para livros de arte publicados pela editora Cosacnaify, todos eles no limiar do perfil biográfico e do pensamento estético, sobre a galerista Raquel Arnaud, o pintor Paulo Pasta e a escultora e gravadora Elisa Bracher.

Conheci o pintor paulista Newman Schutze numa oficina ministrada por mim e pelo crítico Guy Amado, organizada pela jornalista Juliana Monachesi e dirigida para artistas em busca de diálogo e de uma avaliação crítica sobre o trabalho de arte.

Newman trabalha com pintura desde os anos 80, mas apesar do sucesso profissional não obteve reconhecimento no meio de arte até o final dos anos 90, quando o diálogo com o artista plástico e professor Carlos Fajardo o fez repensar seu processo criativo e o seu trabalho ficou muito mais consistente. Também o diálogo com o crítico e professor Agnaldo Farias, curador da Bienal de Arte de 2010, foi determinante para a evolução da pintura de Newman nos últimos dez anos.

Logo me impressionei com o interesse de Newman Schutze por teoria da arte e pela sua capacidade de autocrítica, características que a meu ver têm sido as mais importantes para a qualidade do trabalho de arte. Vejo Newman Schutze como um bom exemplo de “artista autoconsciente”, nos termos do filósofo e crítico de arte norte-americano Arthur C. Danto, tal como tentei demonstrar no meu primeiro texto sobre ele, que pode ser lido aqui.

O livro Newman Schutze, nanquim, óleo, publicado pela editora DBA, contém reproduções desses trabalhos mais recentes, além de ensaios escritos por Guy Amado, Agnaldo Farias e por mim.

O professor Agnaldo Farias fala mais sobre o livro nesta entrevista ao jornalista Alexandre Machado.

Imagens -
- November 25, 2011

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *